Plenária ACIAG: Instituto Santé apresenta números e projetos do Hospital Santo Antônio
Na segunda-feira (5), a plenária da ACIG (Associação Empresarial de Guaramirim) contou com a participação do diretor geral do Hospital Santo Antônio e Instituto Santé, Thiago Furtado. Ele apresentou um panorama da gestão do HSA, com dados de 2022, planejamento estratégico e estrutura da unidade.
Atualmente, o Instituto Santé administra 11 entidades em Santa Catarina e 1 unidade no Paraná, totalizando 562 leitos. Em Guaramirim, a entidade planeja expandir o serviço com base nas demandas internas e expectativas do Poder Público e comunidade guaramirense.
“Trabalhamos alinhados ao Plano Diretor, justamente para não sairmos fazendo obras sem saber para onde ir. Então, a gente se organizou na elaboração de projetos, levando em conta o risco, o benefício, a vocação da unidade, a demanda e a estrutura”, destacou Furtado.
O Plano Diretor trabalha com duas vertentes. Uma delas é a evolução com causa e consequência, que inclui projetos de edificação moderna para atendimento imediato (Pronto Socorro), implantação de policlínica (Centro de Especialidades Ambulatoriais e de Exames de Imagem), ampliação da capacidade de internações e implantação de UTI adulto.
Já a parte de investimentos estruturantes prevê reforma do serviço de nutrição e dietética, adequação das áreas de conforto e higiene, reforma do serviço de farmácia, adequação do abrigo de resíduos de serviços de saúde e adequação do serviço de processamento de roupas.
Em relação ao novo Pronto Socorro, o secretário de Saúde de Guaramirim, Marcelo Deretti, explicou que o projeto está pronto. “Teremos que ir atrás de recursos do governo do estado ou governo federal. O investimento é de aproximadamente R$ 4,8 milhões. É um projeto bem audacioso e bonito”, reforçou.
A execução do planejamento estratégico depende da análise de uma série de indicadores, conforme informou o diretor geral. Hoje, o hospital conta com 165 colaboradores e 57 médicos. No ano passado, foram executados 985 cirurgias, 41.739 exames laboratoriais, 16.751 exames de imagem e 214 exames gráficos na unidade. Ao todo, foram registradas 1.873 internações, 62.417 atendimentos de urgência e 25.970 ambulatoriais (exames e consultas).
Thiago Furtado também apresentou dados da gestão financeira, médica e assistencial, a relação de conquistas e avanços e detalhou os principais desafios.
Uma Comissão de Avaliação e Fiscalização (CAF), formada por 4 servidores do Município e 4 representantes não-governamentais, reúne-se mensalmente para avaliar as metas qualitativas e quantitativas e a parte financeira do hospital. O grupo conta com membros da ACIAG.
Compartilhe: