Plenária ACIAG é realizada nas novas instalações do SESI SENAI e trata sobre os números do Observatório FIESC
A ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) promoveu uma plenária diferente nesta segunda-feira (1º). Empresários associados e convidados estiveram visitando as novas instalações do SESI/SENAI Guaramirim. Na oportunidade, foram apresentados os dados econômicos do Município, de acordo com levantamento do Observatório da FIESC.
O encontro contou com a presença do vice-presidente para Assuntos Regionais do Vale do Itapocu, Célio Bayer. Ele lembrou que o acesso ao Observatório é livre para todos, colocando a entidade à disposição para treinamento de uma pessoa designada pela ACIAG, com o objetivo de explorar melhor os dados fornecidos.
O presidente da ACIAG, Adilson Cesar Demathe, deu as boas-vindas a todos. “Muito obrigado ao SESI/SENAI pela disponibilidade de mostrar a casa. É muito interessante conhecer uma entidade que presta um grande serviço não só à cidade, como à toda comunidade. É uma grande parceria da ACIAG”, enfatizou.
A apresentação ficou a cargo do supervisor comercial do SESI/SENAI, Leonardo José de Oliveira. Ele explicou o que é o Observatório e falou sobre suas funcionalidades, além de focar nos dados de Guaramirim. Segundo relatou, o site observatorio.fiesc.com.br traz dados orientados para resultados.
“O objetivo é pegar todos os dados que estão soltos, por exemplo: IBGE e CAGED, e centralizar em uma ferramenta única. Então, aqui a gente vai encontrar dados de população, demografia, geografia, exportação, economia, escolaridade e vários outros”, apontou.
Os indicadores mostram a movimentação das atividades econômicas, emprego, comércio exterior, expectativa de mercado, afastamentos de trabalho, entre outros assuntos. Leonardo detalhou os caminhos por onde é possível obter números específicos por setor, ano e outros filtros. É possível, por exemplo, comparar a expectativa de mercado entre os municípios da região, além de obter dados sobre educação.
Leonardo comentou sobre remuneração e que a maioria das pessoas empregadas no município é jovem, na faixa dos 18 a 29 anos. Esses e os demais números apresentados geraram questionamentos e debates, instigando a participação de todos.
Compartilhe: