ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim

ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim
Carregando...

Matéria ACIAG

BR-280: ACIAG pleiteia a construção de marginais ao longo do trecho federal

Na noite desta segunda-feira (27), o superintendente regional do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade, participou da plenária ACIAG para atualizar sobre o andamento da obra de duplicação da BR-280 – contorno federal.

O superintendente registrou que no lote 1, entre o Porto de São Francisco do Sul até a BR-101, as melhorias pouco avançaram. Na sequência, o lote 2, que vai do entroncamento da BR-101 até o início do contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul, tem 67,07% da obra executada. Já no lote 2.2, entre o viaduto do contorno, que passa por Schroeder e acaba no acesso a Corupá, cerca de 51,45% do projeto foi concluído.

A dotação atualizada de 2023 é de R$ 272 milhões e os recursos previstos para 2024 pelo governo federal, inicialmente, totalizam R$ 173 milhões. Contudo, para concluir a duplicação, serão necessários ainda mais investimentos.

Na ocasião, Alysson de Andrade recebeu documentos com diversos pleitos que visam melhorar a segurança e mobilidade na região.

De acordo com o presidente da Associação Empresarial de Guaramirim, Victor Hugo Ossowsky, o principal pedido ao DNIT é a construção de marginais ao longo de todo o trecho federal.

“Naquela região da WEG Tintas, que hoje pena com o acesso, e principalmente no Loteamento Industrial de Guaramirim, a ideia é que se façam marginais para facilitar o trânsito de caminhões, fornecedores, enfim, melhorar a logística”, destacou.

Para o superintendente do DNIT, os pleitos são importantes e podem aprimorar o projeto. Portanto, “serão olhados com carinho”.

Entretanto, Alysson de Andrade ressaltou que nem todas as demandas são passíveis de entrar nos contratos atuais, uma vez que as obras serão entregues em breve.

“O ano que vem vai ser o ano da BR-280 no Lote 21, aqui em Guaramirim. As maiores entregas estão previstas para cá. Nós estamos alocando uma boa parte do orçamento do ano que vem, em que pese ele não seja tão bom quanto o desse ano, quando nós batemos recorde de investimento na 280”, aponta.

De acordo com o representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, todas as demandas de marginais e obras complementares elencadas que forem passíveis de ingressar no contrato, serão adicionadas. O restante ficará para uma contratação remanescente.

“É natural que um projeto com mais de dez anos tenha de ser atualizado, não apenas nos aspectos técnicos, mas também funcionais, porque as cidades são dinâmicas e a rodovia, também”, completou Alysson.

Confira as solicitações da ACIAG:

A Associação Empresarial de Guaramirim propõe a implantação de intervenções técnicas, de melhorias, ajustes e inclusões de dispositivos - vias marginais, no projeto da duplicação correspondente ao trecho federal, com propósito de assegurar melhores condições de mobilidade, principalmente à segurança, com a criação de marginais e faixas de desaceleração, quais sejam:

Marginal loteamento industrial, no sentido leste e oeste, ligando o Viaduto de acesso a Dibrape no Km 46+770 ao Viaduto de acesso Corticeira Km 48+700.

Marginal WEG Tintas, no sentido oeste em direção BR101 à Guaramirim, ligando WEG Tintas Km 49+900 à Marginal do viaduto do contorno Km 50+800.

Apresenta, também, pleito acessório, proposto pela comunidade, com o propósito de assegurar melhores condições de mobilidade, principalmente à segurança, no Km 57+900m (rotatória/trevo do relógio), no trecho estadualizado da BR-280.

Trata-se de, emergencialmente, autorizar a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, a realizar a implantação imediata de dois redutores eletrônicos de velocidade (radar) e sinalização, em cada sentido da via, nas proximidades da rotatória.


Compartilhe:

Você pode se interessar:

Fique por dentro de tudo o que acontece na ACIAG.
Palestra “WEG 60 ANOS: MOTIVAÇÃO A BASE DO ÊXITO” apresentada por Décio da Silva, Presidente do Conselho de Administração WEG S.A.
Palestra “WEG 60 ANOS: MOTIVAÇÃO A BASE DO ÊXITO” apresentada por Décio da Silva, Presidente do Conselho de Administração WEG S.A..

Convidado pela Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) para falar sobre o sucesso da WEG - que...

“Cobrança por telefone e negociação com inadimplentes” foi tema de curso realizado pela ACIAG
“Cobrança por telefone e negociação com inadimplentes” foi tema de curso realizado pela ACIAG.

Nos dias 28 e 29 de maio, a Associação Empresarial de Guaramirim – ACIAG realizou o curso “Cobrança...

ACIAG promove curso que ensina a contornar o conflito de gerações no trabalho
ACIAG promove curso que ensina a contornar o conflito de gerações no trabalho.

Um dos grandes desafios no meio corporativo na atualidade, liderar diferentes gerações requer o...

ACIAG promove a segunda turma do curso atendimento ao cliente.
ACIAG promove a segunda turma do curso atendimento ao cliente..

Com foco no aprimoramento do atendimento e das técnicas de venda, a ACIAG...

Ver todas as notícias
ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - Matéria ACIAG
Thats all Fokls