ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim

ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim
Carregando...

Matéria ACIAG

CIGAMVALI apresenta estrutura para licenciamentos ambientais na plenária da ACIAG

A Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) promoveu plenária nesta segunda-feira (4), onde o tema tratado foi Licenciamento Ambiental e Estrutura de Atendimento. Contou com a participação do Gestor da Fundação do Meio Ambiente de Guaramirim, Alcibaldo Germann e a explanação ficou a cargo do diretor executivo do CIGAMVALI (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu), Fabiano Spézia.
O diretor destacou que o licenciamento ambiental faz parte do desenvolvimento sustentável das cidades. Para auxiliar neste e em outros processos, os municípios da região se uniram, formando o Consórcio, como meio de executar trabalhos e serviços de forma coletiva, dinâmica e mais econômica. O CIGAMVALI atua em diversas áreas, além da ambiental. 
O licenciamento através do Consórcio iniciou em abril de 2019 e, hoje, atende 4 municípios: Corupá, Guaramirim, São João do Itaperiú, Schroeder. O corpo técnico que atua na área ambiental é formado por 8 pessoas: 1 coordenadora de Meio Ambiente, 5 técnicos analistas, 1 estagiária técnica e 1 geóloga.
Em 3 anos, foram executados 611 processos, sendo 461 tramitados pelo SinFAT e 150 dentro do IPM. Em Guaramirim, são 271 processos pelo SinFAT e 150 do IPM.
PRAZOS
O prazo para análise documental, que só acontece se todos os documentos forem apresentados, é de 3 dias. “O protocolo só é efetivado após apresentação de todos os documentos mínimos constantes nas Instruções Normativas”, ressalta Spézia.
A análise técnica é feita após a efetivação do protocolo, com prazo médio de 35 dias. Assim, o prazo total solicitado aos empreendedores é de aproximadamente 60 dias.
“O que se busca com essa parceria Prefeitura e Consórcio é que a gente consiga atender o anseio da população, sendo tão eficientes quanto as nossas indústrias e empresas”, declarou.
Segundo o diretor executivo, partir do momento em que os interessados dão entrada ao processo, o CIGAMVALI está aberto a esclarecer dúvidas e apoiar. “A gente abriu todas as quartas-feiras para reunião. Então, se o empreendedor, ou consultor, tiver qualquer dúvida ou problema, a gente está aberto com nossos profissionais e Prefeitura para conversar, para sermos eficientes”, garantiu.
O Consórcio não fiscaliza e não emite a licença, está encarregado somente da análise técnica.
Os contatos para mais esclarecimentos devem ser feitos no e-mail [email protected] ou pelo fone/WhatsApp (47)9755-7154. As reuniões são agendadas para as quartas-feiras, com a presença dos técnicos.


Compartilhe:

Você pode se interessar:

Fique por dentro de tudo o que acontece na ACIAG.
NOTA DE REPÚDIO – Fundo Eleitoral
NOTA DE REPÚDIO – Fundo Eleitoral.

Associação Empresarial de Guaramirim ACIAG - vem a público expressar sua total indignação em...

Adequação municipal à Lei de Liberdade Econômica e asfaltamento da via do Loteamento Industrial são debatidos na plenária ACIAG
Adequação municipal à Lei de Liberdade Econômica e asfaltamento da via do Loteamento Industrial são debatidos na plenária ACIAG.

Na segunda-feira (11), a plenária da ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) tratou sobre dois...

Núcleo do Jovem da ACIAG retoma atividades
com case da Belluno Digital Bank
Núcleo do Jovem da ACIAG retoma atividades com case da Belluno Digital Bank.

Nesta quarta-feira (22), a palestra Sucessão e Tecnologia marcou a retomada das atividades do...

NOTA DE PESAR - Sr. Antônio Carlos Zimmermann
NOTA DE PESAR - Sr. Antônio Carlos Zimmermann.

Antônio Zimmermann foi uma das mais expressivas lideranças de Guaramirim

Ver todas as notícias
ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - Matéria ACIAG
Thats all Fokls