Atual cenário econômico é tema de palestra para nucleados do NJE/ACIAG
Na quarta-feira (1º), o Núcleo do Jovem Empreendedor da ACIAG realizou a primeira reunião com palestra do ano. O tema do encontro foi “Projeção e Cenário Econômico para 2023”, que contou com explanação da economista e analista de investimentos do Sicredi, Thalita Sales.
O evento, realizado na sede da Associação Empresarial de Guaramirim, também contou com a participação do representante do VP Regional CEJESC, Fabiano Ribeiro. Ele explicou a importância de participar do maior movimento Jovens de Empreendedorismo do Brasil, o CEJESC - Conselho Estadual de Jovens Empreendedores.
Após, Thalita comentou sobre o ciclo econômico e suas variáveis: expansão, pico, depressão e recuperação. De acordo com ela, hoje a economia nacional, tem sido afetada e está em constante mudança, influenciada por diversos fatores. Um deles é a mudança de governo, que impacta diretamente nas decisões de investimentos interno e externo.
A economista apresentou os impactos na manipulação da Selic Meta e destacou a inflação de alguns países, que segue persistente e disseminada. A China, explicou, continua líder de crescimento no mercado mundial, com o PIB global de 20%.
“A recuperação pós pandemia foi intensa, mas a perspectiva é de desaceleração. Com a atividade econômica mais fraca, a taxa de desemprego deve voltar a subir em 2023”, projetou.
Na sequência, Thalita apresentou algumas linhas de investimento. Hoje, segundo a analista, a renda fixa apresenta o menor risco, seguida dos fundos de investimentos, imóveis, ações e negócio próprio, tendo o Cripto/NFT como o maior risco.
A palestrante ainda esclareceu os principais fatores de risco: de liquidez, de crédito e de mercado. Também alertou sobre algumas armadilhas que existem no mercado de investimento. Entre os golpes apontados estão o esquema ponzi/pirâmides, bons ativos pelos motivos errados (encaixotar), rentabilidades absurdas e ativos sem lastro.
Thalita destacou que o país passa por um momento de transição e direcionamento econômico e, portanto, toda a forma de investimento deve ser analisada com cautela e conhecimento, com orientação de empresas e profissionais qualificados.
Compartilhe: