ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim

ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim
Carregando...

Matéria ACIAG

ACIAG retoma plenárias com participação de especialista em Direto Ambiental e Imobiliário

Nesta segunda-feira (21), a Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) deu início às plenárias de 2022. O convidado da noite foi o advogado e professor de Direito Ambiental e Imobiliário, Leonardo Papp. O especialista abordou sobre a Lei Federal nº 14.285/21, que trata das APPs (Áreas de Proteção Permanente) e permite a regularização em áreas urbanas nas margens de cursos d’água naturais. Ele destacou os pontos em que é preciso ter maior cuidado na aplicação da lei federal, considerando, inclusive, que Guaramirim já possui legislação sobre áreas consolidadas.
A explanação de Papp foi dividida em três momentos. No primeiro, abordou sobre o que gerou a nova legislação, qual o problema a ser enfrentado; em segundo lugar, tratou especificamente da lei (principais requisitos); e, por último, identificou pontos de reflexão sobre os desafios que vêm pela frente.
“Nós estamos tratando aqui de qual é o afastamento que deve ser observado nas margens de cursos d’água natural, a única modificação feita na legislação no final de 2021”, disse.
Segundo explicou, a lei não mudou a metragem nas áreas de preservação permanente nas margens de cursos d’água. A novidade dessa nova legislação é que ela deu opção para que os municípios possam disciplinar a matéria, fazendo leis municipais tratando desse mesmo assunto, sem a obrigação de respeitar os critérios mínimos estabelecidos na lei federal.
O município não é obrigado a fazer essa lei, apenas se julgar que sua realidade exige nova legislação e desde que cumpra alguns requisitos.
Sobre as leis municipais existentes, Papp opinou: “as leis que estão postas e que atenderem os requisitos contidos na lei federal, passaram pelo conselho, têm diagnóstico, definiram a área urbana consolidada, na minha opinião, continuam aplicáveis do jeito que estão”.
Entretanto, ressaltou que é possível avançar no debate, pois algumas limitações que foram trazidas para a lei municipal não são mais obrigatórias.
Para o presidente da ACIAG, Adilson Cesar Demathe, as informações trazidas pelo especialista foram importantes para “criar massa crítica”, debatendo e aperfeiçoando o assunto.
Por último, foi aberto espaço para questionamentos a respeito do tema.


 


Compartilhe:

Você pode se interessar:

Fique por dentro de tudo o que acontece na ACIAG.
ACIAG lança campanha “Estrelas do Varejo 2024”
ACIAG lança campanha “Estrelas do Varejo 2024” .

A Associação Empresarial de Guaramirim – ACIAG vai realizar a campanha “Estrelas do Varejo 2024”...

ACIAG promove curso com abordagem prática e descomplicada do Excel
ACIAG promove curso com abordagem prática e descomplicada do Excel.

Com o objetivo de proporcionar uma abordagem prática e descomplicada do Excel, estruturando e...

Palestra “WEG 60 ANOS: MOTIVAÇÃO A BASE DO ÊXITO” apresentada por Décio da Silva, Presidente do Conselho de Administração WEG S.A.
Palestra “WEG 60 ANOS: MOTIVAÇÃO A BASE DO ÊXITO” apresentada por Décio da Silva, Presidente do Conselho de Administração WEG S.A..

Convidado pela Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) para falar sobre o sucesso da WEG - que...

CIGAMVALI apresenta estrutura para licenciamentos ambientais na plenária da ACIAG
CIGAMVALI apresenta estrutura para licenciamentos ambientais na plenária da ACIAG.

A Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) promoveu plenária nesta segunda-feira (4), onde o...

Ver todas as notícias
ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - Matéria ACIAG
Thats all Fokls