ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim

ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim
Carregando...

Matéria ACIAG

NJE promove palestra sobre apagão da mão de obra na região

Na noite de quarta-feira (8), o NJE (Núcleo do Jovem Empreendedor) da ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) promoveu reunião com palestra sobre apagão de mão de obra na região.  A gerente executiva Vale do Itapocu e Planalto Norte do SESI/SENAI/IEL, Daren de V. B. de Souza, falou sobre a dificuldade na contratação e como combater essa situação.
A palestrante apresentou a estrutura do SENAI no Estado e enfatizou os atendimentos a mais de 92 mil alunos na educação profissional, 8 mil estudantes em educação superior, 25 mil cursando EAD (educação à distância) e mais de 5mil indústrias atendidas anualmente em educação profissional e tecnológica. 
Para contextualizar a participação de estabelecimentos empresas e setores x empregos por setor, apresentou uma tabela de vários segmentos. O setor de indústria (têxtil, confecção, couro e calçados) tem uma participação de mais de 22% nos cursos oferecidos pelo sistema SESI/SENAI. 
Sobre a falta de trabalhador qualificado e a falta de experiência, um dado chamou a atenção dos presentes: até 2025, o Estado de Santa Catarina precisará qualificar quase 803 mil pessoas em ocupações industriais, sendo que mais de 152 mil em formação inicial e em torno de 650 mil em formação contínua. As estatísticas são resultado de um estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país. 
Hoje, as principais necessidades apontadas pela indústria são: apagão de mão de obra, falta de profissionais qualificados, qualidade de vida do trabalhador, competências comportamentais de saúde mental, fomento da sustentabilidade, bem como itens de inovação e indústria 4.0 e, principalmente, o fortalecimento da qualificação profissional. 
Daren apresentou exemplos de projetos aplicados em Guaramirim, oriundos de parcerias com empresas e com instituições, associações e prefeitura. Destacou, ainda, os feirões de empregos, que conquistaram resultados expressivos na região. Também explanou sobre algumas formas de qualificação, mostrou os serviços disponíveis para a cidade e abordou sobre o projeto Guaramirim Mais Empregos, em parceria com o Executivo Municipal. 
Os participantes do encontro sanaram dúvidas e apontaram sugestões.

Em comemoração ao dia internacional das mulheres, a palestrante e as nucledas receberam uma lembrança.


Compartilhe:

Você pode se interessar:

Fique por dentro de tudo o que acontece na ACIAG.
Comércio de Guaramirim define horário sugestivo do sábado legal de 2023
Comércio de Guaramirim define horário sugestivo do sábado legal de 2023.

Comércio de Guaramirim define horário sugestivo do sábado legal de 2023

ACIAG é homenageada no Encontro Estadual do Programa de Gestão e Vivência Empresarial
ACIAG é homenageada no Encontro Estadual do Programa de Gestão e Vivência Empresarial.

ACIAG é homenageada no Encontro Estadual do Programa de Gestão e Vivência Empresarial

Dados do movimento econômico de Guaramirim são apresentados na plenária ACIAG
Dados do movimento econômico de Guaramirim são apresentados na plenária ACIAG .

Na segunda-feira (4), a Plenária ACIAG tratou de um tema de extrema relevância para o município e...

Ver todas as notícias
ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - Matéria ACIAG
Thats all Fokls