NJE promove palestra sobre apagão da mão de obra na região
Na noite de quarta-feira (8), o NJE (Núcleo do Jovem Empreendedor) da ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) promoveu reunião com palestra sobre apagão de mão de obra na região. A gerente executiva Vale do Itapocu e Planalto Norte do SESI/SENAI/IEL, Daren de V. B. de Souza, falou sobre a dificuldade na contratação e como combater essa situação.
A palestrante apresentou a estrutura do SENAI no Estado e enfatizou os atendimentos a mais de 92 mil alunos na educação profissional, 8 mil estudantes em educação superior, 25 mil cursando EAD (educação à distância) e mais de 5mil indústrias atendidas anualmente em educação profissional e tecnológica.
Para contextualizar a participação de estabelecimentos empresas e setores x empregos por setor, apresentou uma tabela de vários segmentos. O setor de indústria (têxtil, confecção, couro e calçados) tem uma participação de mais de 22% nos cursos oferecidos pelo sistema SESI/SENAI.
Sobre a falta de trabalhador qualificado e a falta de experiência, um dado chamou a atenção dos presentes: até 2025, o Estado de Santa Catarina precisará qualificar quase 803 mil pessoas em ocupações industriais, sendo que mais de 152 mil em formação inicial e em torno de 650 mil em formação contínua. As estatísticas são resultado de um estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país.
Hoje, as principais necessidades apontadas pela indústria são: apagão de mão de obra, falta de profissionais qualificados, qualidade de vida do trabalhador, competências comportamentais de saúde mental, fomento da sustentabilidade, bem como itens de inovação e indústria 4.0 e, principalmente, o fortalecimento da qualificação profissional.
Daren apresentou exemplos de projetos aplicados em Guaramirim, oriundos de parcerias com empresas e com instituições, associações e prefeitura. Destacou, ainda, os feirões de empregos, que conquistaram resultados expressivos na região. Também explanou sobre algumas formas de qualificação, mostrou os serviços disponíveis para a cidade e abordou sobre o projeto Guaramirim Mais Empregos, em parceria com o Executivo Municipal.
Os participantes do encontro sanaram dúvidas e apontaram sugestões.
Em comemoração ao dia internacional das mulheres, a palestrante e as nucledas receberam uma lembrança.
Compartilhe: