ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim

ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim
Carregando...

Matéria ACIAG

Darci de Matos atualiza empresários guaramirenses sobre a tramitação da Reforma Tributária

A plenária da ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) desta segunda-feira (2), contou com a presença do deputado federal Darci de Matos, que atualizou a classe empresarial sobre a tramitação da Reforma Tributária no Congresso Nacional.

O parlamentar também abordou sobre as expectativas e informou os próximos passos para dar andamento à votação. A ideia é votar o projeto ainda esse ano, após tramitação no Senado e retorno à Câmara.

Matos destacou a grande importância da Reforma Tributária para o Brasil e pontuou que a PEC 45, aprovada na Câmara dos Deputados, não é o projeto do governo.

“Posso afirmar com convicção que, sem as três reformas estruturantes do Brasil, nós não vamos ser um país competitivo e não vamos adiante, como deveríamos ir. Quais são as reformas? A da Previdência, que foi fundamental, estancando um déficit de R$ 300 bilhões, pois tinha pessoas se aposentando com 47 anos; a Reforma Administrativa, que está pronta para ser votada na Câmara, e que está lincada à Tributária”, apontou.

O parlamentar salientou que a Reforma Tributária deve se consolidar em 10 anos. Disse, ainda, que o projeto não é perfeito, mas pode ser adequado. Um dos benefícios, segundo o político, é acabar com a guerra fiscal.

Em relação aos tributos, declarou existir um temor de que ICMS e ISS vão para Brasília e o valor não retorne para Municípios e Estado. Entretanto, o deputado garantiu que não funcionará dessa forma.

“Esse fundo vai ser gerido por governadores e prefeitos e o dinheiro que cair na conta da Prefeitura de Guaramirim hoje você poderá usar amanhã, como acontece agora; e PIS, COFINS e IPI vão para o fundo federativo gerido pela União, como é hoje”, ressaltou.

Os deputados aprovaram o arcabouço geral da reforma e, agora, serão analisados os projetos de lei complementares, tratando da transição do IVA, da alíquota, dos fundos federativos e outros detalhes.

“Todos os detalhamentos serão discutidos e vocês precisam acompanhar e sugerir, no decorrer desse ano e do ano que vem”, orientou, destacando e importância da vigilância da classe empresarial durante a regulamentação.

A ACIAG reconheceu a importância de manter o debate ativo, já que defende uma reforma com redução da carga tributária e que traga a simplificação tão desejada. A entidade propõe a criação de agenda constante de debates de melhorias da Reforma Tributária, em especial, no fórum parlamentar catarinense. A associação considera esse o melhor canal representativo da classe empresarial, pois conta com a liderança vigilante da FACISC, que faz parte do COFEM - Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina.


Compartilhe:

Você pode se interessar:

Fique por dentro de tudo o que acontece na ACIAG.
“Liderança em Tempos Modernos” é tema de reunião do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIAG
“Liderança em Tempos Modernos” é tema de reunião do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIAG.

O Núcleo do Jovem Empreendedor da ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) promoveu um encontro...

ACIAG promove esclarecimentos sobre investimentos em renda variável
ACIAG promove esclarecimentos sobre investimentos em renda variável.

Buscar boas oportunidades de ganhos e correr algum risco? Afinal, como investir em renda variável...

Micromobilidade é tema de palestra promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores na ACIAG
Micromobilidade é tema de palestra promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores na ACIAG.

Nesta quarta-feira (17), o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIAG (Associação Empresarial de...

Elevado da 280 é inaugurado e tem trânsito liberado em Guaramirim
Elevado da 280 é inaugurado e tem trânsito liberado em Guaramirim.

Na tarde desta segunda-feira (23), por volta das 14h, foi realizada a inauguração e liberação do...

Ver todas as notícias
ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - Matéria ACIAG
Thats all Fokls