ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim

ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim
Carregando...

Matéria ACIAG

ACIAG promove debate e Guaramirim adere ao Programa de Desenvolvimento da Inovação

A ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) promoveu um encontro – com a presença do prefeito Luís Antonio Chiodini e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Ângelo da Silva –, para sensibilização do Poder Público sobre o Projeto da Incubadora de Guaramirim.
O Programa de Desenvolvimento da Inovação é uma parceria entre o Novale Hub – Centro de Inovação em Jaraguá do Sul e o Consórcio CIGAMVALI. O objetivo é desenvolver o setor nos municípios da região, por meio dos Núcleos de Inovação e Tecnologia (NIT’s).
O Centro de Inovação está localizado em Jaraguá do Sul, mas sua atuação se estende aos demais municípios. Pensando nisso, o Novale apresentou um modelo que revela como levar a inovação para todas as cidades da região da Amvali.
“A ideia das empresas de inovação é criarem processos inovadores para se adequar à economia que já existe”, ressaltou Marco Murara, que apresentou o programa na ACIAG.
Além de fomentar as primeiras empresas da incubadora, o projeto prevê a elaboração de um diagnóstico de realidade, tendência e vocação de cada município.
Para dar sequência à implantação, é nomeada uma pessoa da prefeitura como responsável, que vai receber as capacitações e viabilizar o NIT. Também será criado o Comitê Municipal da Inovação, com representantes de vários setores da sociedade e composto pela iniciativa privada e Poder Público.
A Incubadora JaraguáTec atua na região há 18 anos e será a base para a criação das incubadoras nos municípios de abrangência da Amvali. Será desenvolvida no município a constituição legal da incubadora.
Paralelo ao processo de construção da incubadora local, empreendedores vão procurar o projeto para apresentar suas ideias de negócio. Negócios tradicionais serão encaminhados para o Sebrae, negócios de inovação seguem para modelagem, testes e análise de viabilidade. Passando dessa fase, seguem para incubação e acompanhamento.
“É um projeto inicial para que a gente possa dar o pontapé, para que nós tenhamos a estrutura preparada: a estrutura física para incubação, o processo de análise de ideias e negócios para colocar na incubadora e a incubadora funcionando”, pontuou Murara.
Para o presidente da ACIAG, Adilson Demathe, esta é uma grande oportunidade de investimento em um setor que se tornou forte aliado dos negócios. “Precisamos explorar novas ideias”, ressaltou.
O prefeito Chiodini concordou em aderir ao programa. A próxima etapa está a cargo do CIGAMVALI, que deve apresentar minuta do convênio.

Você pode se interessar:

Fique por dentro de tudo o que acontece na ACIAG.
ACIAG é homenageada no Encontro Estadual do Programa de Gestão e Vivência Empresarial.

Atual cenário econômico é tema de palestra para nucleados do NJE/ACIAG
Atual cenário econômico é tema de palestra para nucleados do NJE/ACIAG.

Atual cenário econômico é tema de palestra para nucleados do NJE/ACIAG

NJE promove palestra sobre como o exercício físico pode impactar a performance profissional.

Deputado Caropreso detalha situação das obras do trecho estadualizado da BR-280 e da SC-108.

Ver todas as notícias
ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - Matéria ACIAG