Reforma Tributária é tema da plenária ACIAG
Com casa cheia, a ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) promoveu amplo debate sobre a Reforma Tributária nesta segunda-feira (17). A plenária contou com a participação dos advogados Vitor Carvalho e Luiz Guilherme Souza e Silva, ambos atuantes no setor de Direito Tributário na empresa MMD Advogados.
Antes do tema principal do encontro, empresas associadas têm a oportunidade de apresentar, no momento associado, seus negócios aos participantes, sendo o Sicoob Maxicredito.
Em relação à reforma, os especialistas abordaram sobre a complexidade tributária, onde empresas gastam mais de 1.900 horas por ano para declarar e o brasileiro paga alíquota maior do que a que se enxerga. De acordo com eles, esse quadro desencadeia a concorrência desleal entre empresas.
“São muitas mudanças e o cenário tributário vai mudar completamente. A geste estava acostumado com um sistema que vinha desde a década de 60, que foi uma legislação muito moderna para a época e referência para muitos países, mas que, com o passar dos anos, ficou obsoleta”, destacou Carvalho.
Alteração dos tributos, período de transição, regimes específicos, regimes favorecidos de tributação, quem deve pagar mais e quem deve pagar menos imposto, alterações no IPVA e outros detalhes da reforma estiveram na pauta da noite.
Para o presidente da ACIAG, Victor Hugo Ossowsky, o cenário é nebuloso e a intenção ao abordar o tema foi deixar os empresários atentos, porque o Direito Tributário é um tema complexo. “Temos que ser os protagonistas dessa reforma. Não podemos deixar ela passar em branco e simplesmente aceitar o que vier”, sintetizou.
Após as explanações, os participantes tiveram espaço para esclarecer dúvidas quanto ao assunto.
Compartilhe: