Celesc apresenta planejamento para Guaramirim e garante nova subestação para o próximo ano
Celesc apresenta planejamento para Guaramirim e garante nova subestação para o próximo ano
Na última segunda-feira (7), a plenária ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) tratou de um tema de grande relevância para a classe: o planejamento da Celesc para Guaramirim e região. Para falar sobre oferta e demanda do sistema elétrico, o encontro contou com o gerente do Núcleo Norte da Celesc, Wagner Vogel, e o gerente da agência regional de Jaraguá do Sul, Danilson Wolff. A Unidade Jaraguá do Sul (UNJSL) atende também os municípios de Guaramirim, Corupá e Schroeder.
Inicialmente, Wagner Vogel explicou sobre as negociações durante a Semana da Conciliação, encerrada na sexta-feira (11). Após, Danilson deu sequência às explanações, onde abordou aspectos da região e salientou a importância de manter a transparência em relação aos serviços e investimentos da companhia.
A UNJSL possui 113.168 consumidores, sendo 1.649 quilômetros de rede de média tensão e 1.752 quilômetros de rede de baixa tensão, mais de 50 mil postes e aproximadamente 5,5 mil transformadores e 45 alimentadores. A região é atendida por 8 subestações.
“A Subestação Guaramirim e a Guaramirim Distribuição são as que de fato estão atendendo a cidade”, ressaltou, destacando que uma nova subestação para a cidade está prevista no planejamento.
Para 2023, a Celesc prevê os seguintes investimentos em Guaramirim:
• Subestação Guaramirim Loteamento Industrial – R$ 15.000.000,00;
• Obras que serão contempladas: recondutoramento da Corticeira (via R. Herminio Stringari e R. Marcionilo dos Santos); recondutoramento e extensão entre GRI04 e GRI03 (rede que vai sair por trás da SE GLL até meados do RL533, localidade conhecida como Caixa D'Água); saída de mais um alimentador sentido BR-280, que deve pegar toda a carga sentido Centerline e carga de parte da Corticeira (entrada após o regulador);
• Dois reguladores de tensão na 13,8 kV para que GLL possa assumir carga do centro da GRI com dois alimentadores.
“A subestação do Loteamento Industrial, agora, está bem-sinalizada, com o licenciamento, o alvará para a terraplanagem... e esperamos que até o final do ano de 2023, ela esteja operando”, projetou Danilson Wolff.
Por fim, o gerente regional sanou dúvidas dos presentes em reação a diversos temas, como os eletropostos para abastecimento de veículos elétricos.
Compartilhe: