ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim

ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim
Carregando...

Matéria ACIAG

BR-280: Estado atualiza situação das obras de arte especiais durante plenária da ACIAG

A ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) realizou plenária na segunda-feira (22), com foco na obra de duplicação da BR-280. O encontro tratou especificamente do contrato com a Cetenco/DP Barros para construção das obras de arte especiais (OAE).

A engenheira Andréa Roveda, coordenadora da região Norte da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, admitiu que os trabalhos não estão obedecendo ao cronograma inicial.

“Hoje a obra não está no ritmo que a gente desejava, porque foi uma decisão do governo estadual de estudar e revisar todos os contratos que estão em andamento e, agora, ele está começando a priorizar. Para a nossa sorte, as 7 obras de arte vão permanecer em execução e, a partir de terça, 23, vamos ter um programa de execução com valores pré-definidos”, salientou.

A engenheira fiscal da obra, Débora Manukian Patti, apresentou o panorama atual do projeto. O contrato referente ao Viaduto Guamiranga, ao Viaduto sobre a Linha Férrea e à Ponte sobre o Rio Itapocuzinho foi assinado em abril de 2021 e tem nova previsão de conclusão para abril de 2024.

A ponte sobre o Itapocuzinho aguarda liberação da IG (aditivo de contrato) para início dos serviços de fundação, pois houve um erro de projeto nessa etapa, sendo utilizado material inadequado nas estacas, necessário execução com estacas raiz, o que foi detectado pela empresa ao dar andamento na obra. Por conta disso, o projeto foi refeito.

Segundo destacaram as profissionais, o aditivo é uma exigência da Cetenco para dar andamento aos serviços. Na passagem inferior(retornos), no Km 58+820, as aduelas estão prontas no canteiro para instalação.

No viaduto da linha férrea, estão em andamento a terra armada, drenagem e new jersey. Continuam as tratativas em fase final, com a Rumo Logística para assinatura de contrato e liberação da faixa de domínio ferroviária, para retomar a obra do viaduto. Informado também que o viaduto existente será alargado e será aumentado o espaço inferior, para futura instalação de via que depende da autorização a Rumo.

Já no viaduto Guamiranga, a terra armada está pronta, faltando agora a concretagem de uma viga travessa, com previsão de conclusão total para dezembro de 2023.

Das passarelas de pedestres que deverão ser construídas, apenas a que está localizada nas proximidades da empresa Lunelli está em execução, com atividades relacionadas a colocação das peças pré-moldadas.

A estrutura próxima ao Komprão aguarda processo de imissão de posse para continuidade na cravação de estacas já iniciadas. A passarela que ficará perto da FAMEG ainda aguarda liberação da área para início dos trabalhos.

Até abril de 2023, apenas 37,85% das obras previstas em contrato global haviam sido concluídas. Os participantes da plenária conferiram um vídeo com imagens aéreas atualizadas e puderam fazer perguntas sobre o andamento dos serviços.

O presidente da ACIAG, Victor Hugo Ossowsky, colocou a entidade à disposição para contribuir e auxiliar nas tratativas com relação à imissão de posse.

Proposto estudo para a ampliação de mais uma via para o retorno, na passagem inferior, no Km 58+820, próximo a poste da divisa, atendendo a demanda dos bairros Recanto Feliz e Vila Amizade.

Para a SC108, a engenheira Andréa informou que a rodovia é prioridade e gradativamente será retomada da manutenção. Informa também que no momento a ordem de serviço da duplicação está suspensa judicialmente.


Compartilhe:

Você pode se interessar:

Fique por dentro de tudo o que acontece na ACIAG.
Demonstração do resultado da auditoria externa do Hospital Santo Antônio é apresentada.
Demonstração do resultado da auditoria externa do Hospital Santo Antônio é apresentada..

ACIAG promoveu reunião plenária para demonstração do resultado da auditoria externa e apresentação...

Em solenidade na ACIAG, Moisés autoriza licitação para duplicação da SC-108 entre Guaramirim e Massaranduba
Em solenidade na ACIAG, Moisés autoriza licitação para duplicação da SC-108 entre Guaramirim e Massaranduba.

O governador Carlos Moisés autorizou o início do processo de licitação da duplicação da SC-108, no...

Núcleo do Jovem da ACIAG retoma atividades
com case da Belluno Digital Bank
Núcleo do Jovem da ACIAG retoma atividades com case da Belluno Digital Bank.

Nesta quarta-feira (22), a palestra Sucessão e Tecnologia marcou a retomada das atividades do...

Educação Executiva
Educação Executiva.

A partir de setembro, os empresários da região poderão contar com a quarta...

Ver todas as notícias
ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - Matéria ACIAG
Thats all Fokls