ACIAG realiza visita técnica no CEDUP Prefeito Manoel de Aguiar
Na segunda-feira (19), a ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) encabeçou visita técnica no CEDUP Prefeito Manoel de Aguiar, onde acompanhou a apresentação do Planejamento 2023 da instituição. A gestora escolar do Centro de Educação Profissional de Guaramirim, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, conduziu a visita.
Ao dar início às apresentações, o Coordenador Regional da GERED Sr Leopoldo Diehl Filho, ressaltou que os Centros de Educação Profissional serão “a menina dos olhos” do governo atual no que se refere à educação, para que possam atender às demandas das regiões. “Hoje, os nossos CEDUPs do estado inteiro são referência e o daqui também precisa ser referência para conquistar ainda mais recursos”, destacou.
Cristiana agradeceu pela oportunidade de mostrar o espaço, estrutura, equipe e atividades desempenhadas na instituição estadual, inclusive junto à comunidade. Hoje, o CEDUP oferece duas modalidades de ensino: o médio integrado com o técnico e o técnico subsequente.
A diretora ressaltou a qualidade do trabalho oferecido na escola, bem como a importância de formar cidadãos conscientes do seu papel em sociedade.
Dentro do ensino médio integrado ao técnico, existem as modalidades técnico em ciência de dados, iniciado em apenas 6 escolas de Santa Catarina, e o técnico em administração. No técnico subsequente, são 5 cursos: técnico em logística, técnico em qualidade, desenvolvimento de sistemas, técnico em administração e técnico em ciência de dados.
Cristiana relembrou dos desafios para dar início aos trabalhos no CEDUP e do apoio que a instituição de ensino recebeu da ACIAG. Ao abrir as portas, em fevereiro de 2021, a escola contava com 100 alunos. “Em fevereiro de 2022, já mudou um pouquinho o cenário, com 220 alunos. E nesse ano, para nossa alegria, as 90 vagas do primeiro ano do ensino médio integrado esgotaram em duas horas. Nós temos, hoje, 337 alunos cursando as modalidades oferecidas aqui”, revelou.
O desafio, segundo a diretora, é manter os estudantes até o fim, pois acabam desistindo dos estudos para ingressar no mercado de trabalho. A expectativa é de formar 11 turmas em 3 anos.
Em relação à estrutura, a instituição se mobilizou para equipar a biblioteca e outras salas, já que muitos materiais, equipamentos e mobiliários ainda não foram enviados pelo governo do estado. O custo médio anual por aluno, em 2022, foi de R$ 7.211,00.
Cristiana também falou sobre os recursos que a escola recebe, inclusive o proveniente do trabalho da APP (Associação de Pais e Professores), além de investimentos, parcerias e novos projetos. Segundo as informações apresentadas, o Estado deverá investir em torno de R$ 1 milhão na instituição guaramirense ainda este ano.
O presidente da ACIAG, Victor Hugo Ossowsky, destacou a necessidade de capacitação de mão de obra em Guaramirim. “Eu quero registrar aqui que qualquer coisa que o CEDUP precisar a ACIAG vai ajudar. Fica a casa aberta para essa parceria continuar”, garantiu.
Compartilhe: