ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim

ACIAG - Associação Empresarial de Guaramirim
Carregando...

Matéria ACIAG

ACIAG promove curso de Primeiros Socorros com instrução dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim

Ter noções de primeiros socorros é extremamente importante, pois saber como colocá-los em prática pode ser decisivo quando há risco de morte.
Ciente dessa necessidade, a ACIAG (Associação Empresarial de Guaramirim) promoveu, nesta terça-feira (26), um curso de Primeiros Socorros em parceria com os Bombeiros Voluntários de Guaramirim.
As orientações aos associados ficaram a cargo do instrutor Rosenei Eloir Schaedler, bombeiro civil e voluntário, que atua na área desde 2014 e ministra cursos e palestras desde 2017.
Rosenei destacou que o objetivo do curso é trabalhar a prevenção. Inicialmente, ele explicou a diferença entre o atendimento do Samu e dos Bombeiros Voluntários, pois considera importante que a comunidade saiba a quem recorrer em casos de emergência.
“Também abordamos sobre fraturas e eu ensinei uma breve imobilização, além de cuidados com choque elétrico, os graus de queimaduras e o que fazer quando acontecerem. Hemorragias e curativos foram outros assuntos do curso”, revela o bombeiro.
Os sinais e sintomas de desmaio, bem como o atendimento a uma pessoa nessa situação, foram abordados. O tema envolveu sinais vitais, respiração, liberação de vias aéreas, além de reanimação cardiopulmonar em aula prática com a utilização de bonecos.
“Mostrei também como fazer a manobra da OVACE [obstrução das vias aéreas por corpos estranhos], que é o desengasgamento infantil, e a manobra de Heimlich, feita em adultos. Por último, falamos sobre ataque epilético e convulsão”, apontou.
Durante quase duas horas, os participantes trocaram experiências e esclareceram dúvidas. Para Débora Wonsiewoski, da empresa associada Rastrac Monitoramentos Ltda, a didática do bombeiro Rosenei é ótima e as horas passaram voando sem que os presentes percebessem.
“O curso foi ótimo, maravilhoso mesmo! Acho que é essencial para toda a população. Saí de lá sem nenhuma dúvida, e com noção do que fazer em situações de acidentes "básicos" que podem acontecem no nosso dia a dia”, ressaltou.   
Débora diz que agora se sente preparada para agir nesses casos em que as pessoas costumam ficar tão desesperadas e nervosas, sem saber o que fazer. 
“Parabenizo ao Rosenei e à Corporação de Bombeiros pelo belo trabalho, e também à ACIAG, pela parceria e iniciativa. O amor e brilho nos olhos do Rosenei faz a diferença para tornar um curso tão sério algo legal de se participar”, opinou.


Compartilhe:

Você pode se interessar:

Fique por dentro de tudo o que acontece na ACIAG.
Prefeitura atende pleito da ACIAG e conclui pavimentação em via do Loteamento Industrial
Prefeitura atende pleito da ACIAG e conclui pavimentação em via do Loteamento Industrial.

A Prefeitura de Guaramirim, em atendimento a pleito da ACIAG, concluiu a pavimentação asfáltica de...

Projetos sociais que podem ser financiados por meio do imposto de renda são apresentados na ACIAG
Projetos sociais que podem ser financiados por meio do imposto de renda são apresentados na ACIAG.

Estimulando o apoio a projetos sociais, a Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) convidou a...

PM apresenta números e pede apoio para instalação de mais câmeras de monitoramento
PM apresenta números e pede apoio para instalação de mais câmeras de monitoramento.

PM apresenta números e pede apoio para instalação de mais câmeras de monitoramento

Ordem de serviço para duplicação da SC 108, trecho Guaramirim e Massaranduba é assinada.
Ordem de serviço para duplicação da SC 108, trecho Guaramirim e Massaranduba é assinada..

Ordem de serviço para duplicação da SC 108, trecho Guaramirim e Massaranduba é assinada.

Ver todas as notícias
ACIAG - Associação Empresaria de Guaramirim - Matéria ACIAG
Thats all Fokls