Notícias

20% das empresas não possuem sistema antivírus, aponta especialista

23 de Outubro de 2018 às 17h27min

20% das empresas não possuem sistema antivírus, aponta especialista

Se de um lado, os softwares utilizados pelas empresas evoluem constantemente, oferecendo mais praticidade e agilidade nos processos internos e atendimento, do outro, os programas de vírus também acompanharam essa evolução. Foi pensando nisso que a Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG), promoveu nesta segunda-feira (22/10), uma palestra com o tema “Segurança da Informação: proteção e prevenção contra ataques virtuais aos sistemas corporativos”.

Ministrada pelo diretor de tecnologia e serviço da EITI Gestão de TI, Diogo Ribeiro de Souza, os participantes puderam conferir dicas básicas de como prevenir invasões na rede corporativa que podem resultar até, na perda de dados ou inutilização do sistema. Segundo Souza, as principais portas de entradas do vírus são os e-mails e sites, dados que vão ao encontro da estatística de 2018: apenas nos dois primeiros meses do ano, foram mais de 5,99 bilhões de ataques virtuais em todo o mundo. Outro dado, aponta ainda que em cada cinco empresas, uma não utiliza nenhum sistema antivírus.

Quando se fala em malwares, vale a máxima “a prevenção é o melhor remédio”. Souza explica que para evitar a invasão de vírus em um sistema corporativo, é preciso contar com sistema de firewall, que bloqueia o acesso aos conteúdos passíveis de vírus, programas antivírus para as contas de e-mail e nos equipamentos e principalmente, mantê-los atualizados. Atualmente, o mercado conta com diversas ferramentas que podem ser utilizadas, inclusive, gratuitas. Outra dica é o cuidado com as senhas utilizadas pelos sistemas: evitar padrões ou dados pessoais, reduz as chances de um ataque virtual. Outra dica, é investir no backup e acompanhar a evolução dos dados, porém é preciso ter cuidado para que os dados salvos não estejam vulneráveis a ataques de vírus. “Acredito que grande parte dos empreendedores nem sempre dê muita atenção à segurança da informação. Pensamos sempre que isso não acontecerá na nossa empresa e negligenciamos os cuidados básicos. Agora é o momento de ficarmos atentos aos nossos sistemas e prevenir invasões”, comenta o presidente da ACIAG, José Altair Weber.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

TM3 Assessoria de Comunicação – jornalismo@tm3comunica.com / (47) 99170-7253 / (47) 99210-0105 (whatsapp)

Voltar


Filiado à
Fundação Empreender     Facisc

Rua 28 de Agosto, 890 - Centro - CEP 89270-000
Guaramirim / SC - (47) 3373–7500

© 2018 - Todos os direitos Reservados para ACIAG
Desenvolvido por agênciaSONAR